Imagem Blog

Fernanda Torres Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog da atriz Fernanda Torres
Continua após publicidade

Vermelho Russo

Leia na crônica de Fernanda Torres

Por Daniela Pessoa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 Maio 2017, 19h49

Seis da manhã da sexta-feira de protestos pelo Brasil, e eu me encaminhava para o Aeroporto do Galeão com o meu filho pequeno. Havíamos planejado uma viagem curta com um mês de antecedência, que acabou coincidindo com o dia D da greve geral.

Na Linha Vermelha, no sentido oposto, um bloqueio de pneus queimados interrompia o caminho dos que pretendiam chegar ao Centro. Jamais esquecerei do engarrafamento de faróis que terminava diante da barricada flamejante, anunciando a jornada de manifestações que paralisaria diversas metrópoles do país.

Dois dias antes, eu havia comparecido à estreia de Vermelho Russo, filme de Charly Braun, sobre a temporada em Moscou de Martha Nowill e Maria Manoella Teixeira, duas atrizes brasileiras que decidiram enfrentar dois meses de um curso sobre Anton Tchecov, na cidade que foi berço do revolucionário método Stanislavski de interpretação.

Eu já havia lido com imenso prazer o diário de Martha na revista Piauí, que deu origem ao roteiro, e tinha curiosidade de saber como Braun dera corpo à temporada russa das duas jovens.

O diretor refaz a experiência narrada por Martha dois anos depois do ocorrido, sem perder o caráter documental da trama. Braun mistura a vida pessoal das atrizes com os desafios que enfrentam em cena. Conforme avançam nas aulas, Helena e Sônia, personagens de Tio Vânia, se confundem com Martha e Manoella, provocando mudanças profundas, tanto na amizade que as une quanto na personalidade de cada uma. Uma colcha costurada com enorme sensibilidade, que elucida, para o leigo, o processo de construção de um personagem e o caráter transformador do teatro.

Continua após a publicidade

O instrumento do ator é o próprio corpo. “Mas como se transformar em outro sem deixar de ser você mesmo?”, pergunta o magistral professor. Esse duelo, entre a crise do personagem e a do intérprete, é o contraponto que serve de inspiração para o que se vê na tela.

Braun também realiza um retrato íntimo e inusitado da Rússia, primeiro, através do olhar de turista das duas protagonistas, e, depois, pelas figuras secundárias da trama, como a atriz aposentada da recepção e a idosa do asilo de artistas em que Martha e Manoella se hospedam.

Vermelho Russo é um filme altamente sofisticado, sobre o desafio de ser verdadeiro em cena e fora dela, mas foi ignorado pela crítica especializada daqui. Para meu espanto, o bonequinho de O Globo dormiu e Inácio Araújo dedicou uma resenha morna na Folha de S.Paulo. A semana conturbada também não ajudou no lançamento, e Vermelho Russo corre o risco de passar despercebido. Se resistir duas semanas em cartaz, será muito. Mas é uma obra que merece ser vista, se não agora, depois, nas plataformas pay per view.

Talvez, nestes tempos de convulsão social, crise econômica e competição violenta de mercado, uma obra delicada e existencial como essa não tenha vez. Mas isso não apaga a enorme qualidade de Vermelho Russo. Se ainda existir espaço na sua vida entre uma passeata e outra, entre um tiroteio e outro, ou entre um Super­-Homem e um Wolverine, vale arriscar uma tarde de graça e elevação no cinema.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.