Imagem Blog

Fernanda Torres Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog da atriz Fernanda Torres
Continua após publicidade

Vácuo

Leia na crônica de Fernanda Torres

Por Fernanda Torres
Atualizado em 12 mar 2017, 10h25 - Publicado em 12 mar 2017, 10h25

Pulei o Carnaval 2017. Literalmente. Não fui à avenida, não assisti ao desfile das escolas pela TV, não acompanhei a apuração. Também não fui ao Centro me acabar nos blocos. Trabalhei no sábado e no domingo de folia em São Paulo. A caminho do Sesc Anchieta, o táxi me deixou na esquina, o quarteirão estava fechado para o trânsito costumeiro. Em meio às ruas vazias, arrastei minha malinha, já pronta para a ponte aérea, ouvindo o baticum de um bloquinho mequetrefe que passou por mim fagueiro. Na contramão da orgia, acenei e continuei o périplo até o teatro.

De volta ao Rio, caí dura na cama, ouvindo o eco dos bailes pela Guanabara. Meu cônjuge telefonou, estava na serra, para onde eu rumaria no dia seguinte. Queria comentar o Oscar. Continuei meu sono, indiferente à premiação. Não assisti a La La Land, não vi ­Moonlight, não vou ao cinema há séculos. Algo de muito estranho anda me acontecendo.

O Carnaval tardio, somado ao calor fustigante que lasseia a alma desde dezembro, empurrou o início do ano para meados de março. Já estamos em pleno 2017, mas o espírito continua de molho, à espera de um acontecimento.

Henrique Meirelles decretou o fim da recessão em alguma semana perdida de fevereiro. Deve ter razão para isso, embora eu ainda não perceba qual. A safra recorde encalhou nas rodovias, o celular do meu filho foi roubado no Aterro, meu marido quase foi assaltado a mão armada em frente à garagem de casa e o Rio faliu de vez. A Lava-Jato avança, agora, para cima dos partidos que achavam que sairiam ilesos da debacle, Temer vai ao dentista com Yunes. Trump confirma ser a piada de mau gosto que prometia durante a campanha eleitoral. E eu experimento essa sensação de afastamento da realidade, um desejo de restringir a vida ao que ela tem de concreto. O hoje, o amanhã, o almoço com a família, o mergulho no mar.

Passei o Carnaval produzindo estilingues. Fiz dois. Catei a madeira no meio da floresta, tirei a casca e desbastei o galho até que a haste se ajustasse à mão. Fixei a borracha, o couro, escolhi pedras pequenas e roliças com os filhos, para treinar a mira contra um tronco rombudo. Plantei rúcula, berinjela e orégano, semeei pimenta e cenoura, chequei as mudas de árvores nobres que havia plantado no mês anterior. Caminhei, remei, fui picada por mosquito. Vivi.

Continua após a publicidade

Posterguei as causas. Atire a primeira pedra quem nunca fez o mesmo. Pode usar meu estilingue.

Terminei o Carnaval sabático em Ilha Grande. Ilha Grande é mesmo grande. Tem o dobro de Fernando de Noronha. Ilha Grande é um continente alheio ao continente. Quem nasce lá migra de um lado para o outro, como se atravessasse um oceano. Chovia sobre a República de Mangaratiba. Os trovões castigavam o condomínio onde a gangue de Sérgio Cabral construiu casas de praia com carpete, tevê no banheiro e corrimão dourado nas escadas. Uma bregalhada duty free movida a lancha off-shore que acabou em Bangu 8.

Lá, do outro lado da baía, os caiçaras vagam livres, pescando com linha, assando peixe, cientes de que a riqueza da vida está ali, nas coisas simples.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.