Imagem Blog

Fernanda Torres Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog da atriz Fernanda Torres
Continua após publicidade

Submarina

Estranho ano este. O primeiro semestre foi dragado pelo ser ou não ser do impeachment. Chegamos ao fim de agosto ainda à espera de uma definição. Os problemas pessoais todos jogados para escanteio, diante das grandes definições políticas e econômicas do país. A Olimpíada, à maneira do circo romano, nos abstraiu da tragédia institucional por […]

Por Daniela Pessoa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 17h24 - Publicado em 3 set 2016, 01h00

Isabelle BarretoEstranho ano este.

O primeiro semestre foi dragado pelo ser ou não ser do impeachment. Chegamos ao fim de agosto ainda à espera de uma definição. Os problemas pessoais todos jogados para escanteio, diante das grandes definições políticas e econômicas do país. A Olimpíada, à maneira do circo romano, nos abstraiu da tragédia institucional por breves trinta dias. Ainda contabilizávamos as medalhas quando o pugilismo no Senado nos trouxe de volta para a desgraça habitual.

Escrevo na manhã de segunda, com os olhos na televisão, acompanhando o depoimento de Dilma no Senado. Faz um dia glorioso de sol lá fora, que contrasta com o clima de guilhotina que assola a nação.

Depois de meses enredada na crise, alienei-me, confesso. Mal acabados os Jogos, embarquei para Fernando de Noronha, onde passei sete dias com o nariz enfiado numa máscara de mergulho, à procura de seres marinhos que ignoram os desvãos da superfície.

Eu não pisava na ilha havia quatro anos. As restrições ao turismo estão cada vez mais severas — e é bom que estejam, pois o aumento no número de visitantes, desde a primeira vez que lá estive, vinte anos atrás, é notável. Noronha, no entanto, continua maior do que o homem.

Continua após a publicidade

Bastam algumas horas no arquipélago para que a cabeça se volte para a variação da maré, para as fases da lua e as diferentes constelações do céu. Fenômenos que regem a vida no planeta, mas que seres urbanos, como eu e você, teimam em ignorar.

Noronha é agreste, selvagem. As tempestades vêm e vão ao sabor do vento forte, e o mar oceânico, fora da delicada faixa protegida pelas rochas vulcânicas, é de um azul profundo de dimensão assustadora. Trata-se de um lugar ativo, que nada tem das bucólicas praias do Nordeste. Dos penhascos, é possível assistir à cruza de tubarões na maré-cheia, tartarugas vindo à tona respirar e golfinhos a dar saltos triplos no ar.

Choca, naquela ilha, o desprezo que a vida marítima tem pelo que se passa na terra. Numa simples volta de snorkel, esbarra-se com tartarugas, polvos, moreias, peixes de todas as cores e tamanhos, lagostas, arraias-prego, manteiga, chita e tubarões de recife, limão e lixa, todos alheios aos nossos problemas mundanos. A apneia é o mais eficaz calmante psicoativo já inventado.

Meu amigo Léo, do Tubalhau, nos levou para pescar num cabeço no meio do mar, a uma hora e meia da ilha. Ondas de 2 metros levantavam e baixavam o casco da frágil embarcação; os molinetes armados na popa, à espera de que um peixão mordiscasse o corrico. Foi uma pesca fraca, levamos de volta uma barracuda e uma cavala de 20 quilos, maior que meu filho de 8 anos.

Continua após a publicidade

Com o mesmo Léo, saímos para marcar tubarões, num projeto de pesquisa de uma universidade de Recife, para mapear a população dos gigantes. O espinhel, varal de anzóis que antes servia para matá-los, fisga-os, agora, para estudo. Um tubarão-limão de 2,5 metros foi trazido para o barco, medido, pesado, marcado e devolvido ao mar. Jamais esquecerei.

E foi assim que adiei o quanto pude o retorno à realidade cruel. De volta, assisto à defesa de Dilma, pensando no quão afastados estamos daquilo que se chama vida.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.