Imagem Blog

Fernanda Torres Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog da atriz Fernanda Torres
Continua após publicidade

Fúnebre

Leia na crônica de Fernanda Torres

Por Daniela Pessoa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 jun 2017, 07h00 - Publicado em 5 jun 2017, 07h00

Foi-se o tempo do cadáver em casa, com as crianças e os cachorros em volta, das gargalhadas fora de hora e das lamúrias em torno do morto. Tempo para testemunhar o ar pétreo da feição, a palidez, a rigidez, o resfriamento e o sumiço da alma.

No início de maio, Ludmila Popov deixou este mundo. Ucraniana, sobrevivente dos horrores de Stalin e prisioneira de guerra dos nazistas, ela passou a infância e a adolescência na Polônia, entre campos de trabalho forçado e de refugiados, até obter asilo no Brasil.

No calor tropical, tornou-se uma mulher deslumbrante, e foi escolhida, junto com Florinda Bulcão, para ser a aeromoça do primeiro voo da PanAm entre o Rio e Nova York. Na inauguração de Brasília, desceu a rampa do Planalto carregando um pau-brasil. Formada em direito, elegeu-se deputada.

Ludmila estava internada no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, onde faleceu, depois de uma luta de catorze anos contra o câncer. A sobrinha estava presente.

Uma vez constatado o óbito, o filho pôs-se a caminho, enquanto a sobrinha corria até a casa da tia, a fim de escolher o derradeiro traje. A defunta foi deixada com a cuidadora que, havia mais de ano, olhava por ela.

Continua após a publicidade

Não durou meia hora, a sobrinha retornou, mas o quarto já estava vazio. Transferida para a geladeira, Ludmila foi encontrada nua, dentro de um saco plástico preto, sobre uma cama metálica. Operários realizavam uma obra no recinto, com furadeira e martelo.

Os familiares a vestiram no ambiente inóspito, e eu os encontrei no Memorial do Carmo, onde ela seria velada e cremada.

O crematório também tinha pressa. O padre da igreja ortodoxa acelerou, como pôde, a missa de corpo presente, o caixão foi levado por dois funcionários e, para minha surpresa, não foi permitido a nenhum parente acompanhar a cremação.

Como manda o protocolo, Ludmila desapareceu por uma porta e ficamos algo perdidos, abraçando-nos no hall, com uma sensação de incompletude e vazio. A perda reduzida a questões práticas de como se livrar do corpo. Supremo materialismo.

Continua após a publicidade

Meu pai morreu em casa. Eu me lembro dele deitado no quarto e do meu filho de 8 anos tocando o avô; da fotografia que tirei do meu irmão segurando o sobrinho de meses no colo, com seu Fernando ao fundo; do velório extenso e do belo discurso do meu irmão, antes do caixão deslizar sobre a esteira do crematório.

Esses momentos me ajudaram a enterrá-lo.

O Copa Star é um hospital cinco-estrelas bem equipado. Rapazes de luvas brancas recebem os clientes, e um piano, sem pianista, toca melodias finas na recepção. Apesar dos supérfluos, não há espaço, ali, para a finitude.

Talvez ninguém morra no Copa Star e Ludmila tenha sido exce­ção. Talvez o Memorial do Carmo caminhe para ser tornar um forno drive-thru, onde se despacha o ente querido, dando tchauzinho pelo vidro do rabecão.

Continua após a publicidade

O luto, hoje, é considerado doença medicável pelo FDA. Não demora, os velórios serão realizados em farmácias, e os benzodiazepínicos tomarão o lugar da hóstia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.