Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Obesidade: dieta ou tratamento?

Apesar da obesidade ser um dos maiores problemas de saúde pública a acometer o homem moderno, nos países desenvolvidos ser a principal causa de doenças, e por esses motivos ser amplamente combatida a nível mundial, raramente vejo enfoques corretos para tratamentos adequados. Muitas vezes quem busca ajuda não sabe nem mesmo o que está procurando. […]

Por Daniela Pessoa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 17h22 - Publicado em 19 set 2016, 18h06

obesidade

Apesar da obesidade ser um dos maiores problemas de saúde pública a acometer o homem moderno, nos países desenvolvidos ser a principal causa de doenças, e por esses motivos ser amplamente combatida a nível mundial, raramente vejo enfoques corretos para tratamentos adequados. Muitas vezes quem busca ajuda não sabe nem mesmo o que está procurando.

Em minha prática clínica deparo-me frequentemente com algumas situações que denotam a completa falta de compreensão até mesmo dos objetivos iniciais de quem procura ajuda de um médico para  reformular hábitos de vida, ganhando qualidade e saúde duradouras.

O que se deve compreender é que o aumento das reservas adiposas (engordar)  é somente uma das muitas consequências metabólicas do consumo frequente e desorganizado de carbohidratos (principalmente os refinados e de alto indice glicemico). Pode-se  citar entre outras manifestações clínicas:

aumento de fome, compulsão e ansiedade;

Continua após a publicidade

– diabetes, hipertensao arterial;

– alguns tipos de câncer;

– envelhecimento precoce;

– perda de energia, disposição e ânimo;

– queda de serotonina e de suas consequencias como insônia noturna e sonolência diurna;

– queda de autoestima e depressão 

– gases e refluxo;

– baixa de testosterona e libido 

Na grande maioria das vezes dietas  baseiam-se simplistamente em cálculos matemáticos  onde  se deve gastar mais energia do que se come.  Apresentam-se normalmente como “macetes” para gerar ao longo dos dias uma rotina calórica deficitária e  que, invariavelmente, tera como consequência uma perda de peso que claramente não  reflete a  perda real  de gorduras.

Perder peso e emagrecer podem ser   coisas  bem diferentes!

Uma dieta hipocalorica além de não trabalhar no sentido de resolver a raiz do problema (hiperinsulinismo) ,criará mais dificuldades na medida em que quando se estabelece uma crise energética baseada em aumentar os gastos (mais atividade física)  e reduzir a ingesta calorica (restriçoes caloricas alimentares)  pode-se  estar informando ao organismo  que existe uma ameaça à sua  sobrevivência, levando-o a acionar  um sistema de alerta destinado a reduzir o gasto metabólico basal. Ao final desse processo  teremos um paciente com metabolismo  cada vez mais lerdo  e dependendo a cada dia de comer cada vez menos para nao voltar a engordar.

Aí está a gênese do “efeito sanfona”.

Continua após a publicidade

Portanto dietas atuam nas  consequências do problema e não em suas causas e tambem por isso pode-se afirmar que quase sempre falham alem de serem insustentáveis como rotina.

Quando propomos uma solução real, um tratamento metabólico com base dietoterápica e que ataque a questão em sua raiz, no caso o hiperinsulinismo decorrente dos consumo frequente e  excessivo de carbohidratos na dieta humana moderna, poderemos esperar resultados mais amplos na prevenção ou cura das questões levantadas anteriormente, proporcionando uma vida mais  saudável, livre de doenças, onde se envelheça naturalmente e não no ritmo acelerado que hoje verificamos.

Deve-se salientar que o desafio é enorme, porém quando sabemos quem são nossos inimigos e onde queremos chegar, a luta fica mais justa e possível de ser vencida por quem estiver disposto de verdade a lutar.

Na sua próxima (e última) procura por uma solução, optará por uma dieta ou por um tratamento?

Continua após a publicidade

cristiano

Dr. Cristiano Merheb

Médico nutrólogo

https://www.espacomerheb.com.br/

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.