Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

COMO PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA?

Hoje, quando se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer, temos algumas palavras sobre o câncer de próstata, uma das neoplasias que mais causa morte entre a população masculina. Durante a década de 90, o diagnóstico passou a ser feito de maneira cada vez mais precoce, devido à preconização de exames anuais de toque […]

Por fernanda
Atualizado em 25 fev 2017, 18h43 - Publicado em 8 abr 2014, 18h43

Hoje, quando se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer, temos algumas palavras sobre o câncer de próstata, uma das neoplasias que mais causa morte entre a população masculina.

Durante a década de 90, o diagnóstico passou a ser feito de maneira cada vez mais precoce, devido à preconização de exames anuais de toque da próstata e de sangue (PSA). Além disso, tratamentos cada vez melhores, conseqüência de grandes avanços nas técnicas cirúrgicas e nos equipamentos/ técnicas de radioterapia, tem gerado melhores índices de cura e complicações pós-tratamento cada vez menores.

A Sociedade Brasileira de Urologia, em protocolo atualizado em novembro de 2013, recomenda que devem ser feitos exames de sangue (PSA) e físico anuais após os 45 anos, para homens com casos da doença na família, e após 50 anos para os demais.

Entretanto, a realização de exames anuais para diagnóstico não deve ser considerada prevenção. Para esta, as recomendações são semelhantes àquelas relacionadas a doenças cardiovasculares, a seguir:

Continua após a publicidade

– Não fumar;

– Seguir uma alimentação saudável (diminuir ingestão de alimentos ricos em gorduras e incrementar consumo de frutas, verduras, grãos e legumes);

– Praticar atividade física regular;

– Evitar / limitar consumo de álcool;

Continua após a publicidade

– Manter peso adequado à altura (estudos sugerem associação entre o excesso de calorias ingeridas/ obesidade com o risco do desenvolvimento do câncer de próstata agressivo e com o maior risco de óbito pela doença).

 

DR. MAURO PINHEIRO
Departamento de Medicina Sexual SBU-RJ Gestão 2014-2015
ISSM (International Society of Sexual Medicine)
SBU (Sociedade Brasileira de Urologia)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.