Imagem Blog

Corpo Novo, Vida Nova Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Dietas, exercícios, alimentos e receitas lowcarb, light, sem glútem e lactose para quem quer emagrecer e está em busca de uma vida mais saudável e feliz
Continua após publicidade

Por que escolhi a Dieta da Proteína

Passar fome nunca foi a minha praia. Não é à toa que a dieta da proteína sempre foi a mais fácil de seguir. Aliás, a menos difícil. Você restringe um grupo de alimentos, no caso os carboidratos, mas pode se fartar de outras opções como carnes, verduras e queijos. No final das contas, como ninguém […]

Por leoolmos
Atualizado em 25 fev 2017, 18h59 - Publicado em 29 ago 2013, 23h23

Passar fome nunca foi a minha praia. Não é à toa que a dieta da proteína sempre foi a mais fácil de seguir. Aliás, a menos difícil. Você restringe um grupo de alimentos, no caso os carboidratos, mas pode se fartar de outras opções como carnes, verduras e queijos. No final das contas, como ninguém aguenta comer omelete todo dia no jantar, você acaba naturalmente reduzindo as quantidades. A sua maneira, a dieta da proteína também promove uma reeducação alimentar.

Outra vantagem da dieta da proteína é que ela prolonga a sensação de saciedade. Isso porque as proteínas demoram, em média, 30% a mais do que gorduras e carboidratos para serem digeridas, fazendo com que a gente também demore mais a sentir fome. Segundo uma pesquisa publicada recentemente pelo Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, a ingestão de proteína ainda colabora para inibir o efeito da grelina, hormônio responsável por enviar ao cérebro a mensagem de que o estômago está vazio. Foi por isso que ele ganhou o apelido de hormônio da fome.

De fato, a rapidez do processo  impressiona. Foram sete meses de dieta da proteína e 45 quilos a menos, uma média de 6,5 quilos por mês. Isso porque sem os carboidratos, nosso principal combustível, o corpo vai buscar energia nos estoques de gordura. Além de levar embora nossos indesejáveis pneuzinhos, esse método de emagrecimento ainda evita o efeito platô, quando a perda de peso dá uma estacionada após um tempo e você acaba desanimando.

Diferente do que falam por aí, a dieta da proteína não contribui para aumentar o colesterol. Como relatei na reportagem Diário de uma Ex-gorda,  ao abrir o envelope com os resultados dos exames finais meus triglicerídeos estavam em 80 mg/dl e o colesterol em 176 mg/dl, bem abaixo dos índices limítrofes (200 mg/dl e 239 mg/dl, respectivamente). E olha que fiquei sete meses ininterruptos à base de carnes, peixes e muito Polenguinho light.

Continua após a publicidade

Que fique claro: a dieta da proteína que estamos falando não é aquele que ganhou fama nos anos 90. Criticada pelo seu alto teor de gorduras, a Dieta do Dr. Atkins também precisou se reeducar com a promoção das proteínas magras e a inclusão de verduras, legumes e oleaginosas no cardápio. Meu médico, o Dr. Fabiano Serfaty, adepto do método, divide o processo em duas fases. A primeira é bem mais restritiva.  Na segunda, você ganha de brinde um pãozinho integral, é claro, fruta, iogurte e outras coisinhas mais. Clique aqui para ver detalhes na imagem abaixo ampliada.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.